Comunicação e Discurso
A relação do homem com a internet do século XXI
No tempo em que vivemos ouvimos muito falar sobre o avanço tecnológico e nos benefícios inegáveis que ele trouxe para a sociedade. Outro fato é que este avanço está modificando a maneira como as pessoas interagem na vida real.
Com as facilidades que a internet oferece, não precisamos mais sair de nossas casas para fazer qualquer tipo de compra, por exemplo. O que a alguns anos seria impensável, hoje já é realidade na vida de boa parte da sociedade, salvo os casos de regiões que ainda não entraram em contato com este tipo de tecnologia.
Além de compras que podem ser feitas à distância, outras formas físicas de interação social passaram a ser consideradas “desnecessárias” com toda essa mudança.
O mundo atual vive um momento de frouxidão nas relações sociais, segundo o sociólogo Zygmunt Bauman. Ele quer dizer que com o avanço da tecnologia do século XXI, as pessoas passaram a se relacionar mais por aparelhos eletrônicos do que pessoalmente.
Alguns sociólogos dizem que, neste momento, estamos vivendo o amor líquido, pois nossas relações estão cada vez mais descartáveis.
Essa fase de amor líquido mostra um retrocesso no comportamento social em relação aos relacionamentos humanos. O que estamos vivendo nos dias atuais, se encaixa perfeitamente nos versos do poeta brasileiro Vinícius de Moraes, “que seja eterno enquanto dure”. Isso demonstra que as relações entre as pessoas estão ficando mais vulneráveis e a realidade do mundo virtual proporciona a escolha de novos amigos e novos amores facilmente através de um “clique” no computador.
As identidades de cada um na internet são forjadas de forma que as façam parecer mais atraentes, desta forma chamam atenção do público, como se vivêssemos em um espetáculo chamado “vida em sociedade”.
Consequentemente, com a evolução das redes sociais e diversos outros aparelhos de interação, as emoções humanas como amizade, amor e respeito passaram a ser facilmente ignoradas.
Rodrigo Marinho
Nenhum comentário