Inovação e Criatividade
Criação de Fontes
Na aula de hoje da disciplina Inovação e Criatividade, o desafio foi em grupo. Foi proposto que discutíssemos e elaborássemos um estilo de fonte personalizado produzido com materiais de nossa preferência. O meu grupo optou por trabalhar com fontes em caixa baixa (cb), utilizamos como material clips de papel.
O próximo passo seria montar todo um alfabeto com estas fontes; fotografar cada letra e no final apresentar este alfabeto completo em formato de imagem .jpeg. Ainda no trabalho em grupo, redigir um texto sobre nosso trabalho prático com as teorias estudadas em aula; e produzir um vídeo de até 2 minutos com o grupo trabalhando no processo.
Dividimos as tarefas e fiquei com a responsabilidade de fazer o vídeo da equipe em ação. O resultado vocês podem conferir abaixo ou clicando aqui para assistir direto do YouTube.
A imagem com as fontes ainda está em processo de execução, mas dentre as alternativas que foram apresentadas, selecionei duas para postar neste blog, as quais são fortes candidatas a serem utilizadas no projeto final.
Colagem feita por Stéphanie Fonseca |
Colagem feita por Rodrigo Marinho |
"A atividade realizada em sala tinha como propósito a construção de uma fonte tipográfica feita a partir de objetos facilmente encontrados no cotidiano. O grupo, após a fase de preparação, (onde foram recolhidas diversas ideias e a intenção da atividade foi compreendida), decidiu em comum acordo a utilização de clipes de papel na cor rosa para a elaboração do trabalho.Conforme o desenvolvimento gradual da atividade, o grupo optou pela utilização da caixa baixa para a confecção das letras, por se adequarem melhor ao objeto utilizado. O propósito do grupo era de apresentar algo diferenciado com foco na estética, pois manteve a padronização de cores e quantidades de clipes utilizados. O trabalho foi desenvolvido de forma meticulosa, de modo que os pré requisitos estipulados em sala fossem atendidos.Tendo em vista os aspectos observados, pode-se concluir que o objetivo do trabalho foi atingido, pois levou o grupo a selecionar a melhor alternativa dentro de um leque de ideias apresentadas. Nos debates apresentados pôde-se perceber os diferentes aspectos criativos de cada integrante, conhecendo as vocações de cada um e aproveitando-as da melhor forma possível.Desta forma, o grupo conclui que o trabalho foi de grande relevância para a compreensão dos elementos que constituem a criatividade." Karolyna Prá
Finalizando o trabalho em grupo, utilizaremos a mesma fonte para produzir uma imagem em formato .jpeg para escrever uma palavra que demonstre "o que a criatividade significa para mim".
Deixarei esta imagem de trabalho individual para uma próxima postagem.
Todo o conteúdo produzido nesta disciplina é, necessariamente, postado no Blog Cubo Mágico e você pode acompanhar todos os projetos de outros alunos lá.
Nenhum comentário