Mercado de Trabalho
Veja como solicitar o MTB de jornalismo
O MTB é o registro profissional de algumas categorias de trabalhadores, entre elas, a dos jornalistas. O documento vincula os dados do profissional ao Ministério do Trabalho por meio de um número de identificação. Para obter o MTB é necessário possuir o diploma em jornalismo, o processo de confecção do diploma pode ser demorado, dependendo da instituição, portanto, é aconselhável que você solicite o seu o quanto antes.
O primeiro passo para solicitar o documento é agendar um horário no Sistema de Atendimento Agendado - SAA inserindo estado e município correspondentes e, em Tipo de Atendimento, optar por Solicitação de Registro Profissional. Em seguida, o site direciona para a lista de unidades de atendimento da cidade escolhida, que informa os respectivos endereços, além das datas e horários disponíveis. É importante verificar periodicamente esta área porque os horários de agendamento são atualizados diariamente e podem sofrer alteração.
Depois de escolher a unidade e o horário, é necessário inserir os dados pessoais para o preenchimento do formulário. Ao finalizar, é gerado um comprovante em PDF com informações referentes ao agendamento, avisos e instruções para a próxima etapa.
Logo após, será preciso acessar o Sistema Informatizado do Registro Profissional - SIRPWEB e selecionar Registro Profissional, para preencher a solicitação conforme as orientações. Então é gerado o Requerimento de Registro Profissional, que deve ser impresso, assinado e apresentado na data do agendamento, junto dos seguintes documentos originais e cópia:
- Carteira de Trabalho (CTPS): páginas do número, série e qualificação civil
- Documento de Identidade (RG)
- CPF
- Comprovante de Residência
- Certidão de Casamento (para quem for casado e haja alteração no nome)
- Declaração negativa de ilícito penal
- Diploma de conclusão de curso superior, devidamente assinado
Vale lembrar que o MTB é documento importante para o mercado de trabalho, porém não é obrigatório para o exercício da função, mas pode ser um diferencial em determinados processos seletivos. Algumas empresas podem optar por contratar apenas pessoas que tenham o registro junto ao Ministério do Trabalho.
Fonte: Casa dos Focas
Nenhum comentário